Skip to content
Projeto de reforma do sistema de justiça criminal no Brasil

Criando uma nova narrativa para falar de justiça e segurança no Brasil

Como o público brasileiro entende o crime, a segurança, e a reforma do sistema de justiça criminal no Brasil? Quais são as narrativas na mídia sobre essas questões? E como podemos avançar uma nova narrativa para falar de reforma no país?
 

Sobre o projeto de reforma do sistema de justiça criminal no Brasil

É possível mudar a narrativa punitivista que é parte integral do sistema de justiça criminal no Brasil? Quais ferramentas e estratégias podem mudar o pensamento para ser menos individualista, punitivo, e fatalista? Quais ferramentas e estratégias são necessárias para gerar e expandir um pensamento estrutural que reconheça as injustiças do sistema e aumente o apoio às mudanças necessárias para criar um sistema e uma sociedade mais justos?

Este projeto tem como objetivo responder a estas questões fundamentais através de pesquisa empírica e rigorosa que identifica mentalidades culturais do público brasileiro e que testa ferramentas de comunicação para mudar o pensamento numa direção produtiva.

Durante mais de três anos de pesquisa (entre 2021 e 2024), o Instituto FrameWorks elaborou pesquisa qualitativa e quantitativa, descritiva e prescritiva, para identificar as mentalidades públicas e as narrativas na mídia sobre crime, segurança, e justiça no Brasil, e testar ferramentas de comunicação que os/as ativistas, movimentos, organizações e qualquer pessoa trabalhando na reforma podem usar para falar das injustiças do atual sistema de justiça criminal e as mudanças necessárias para reformá-lo.

Os resultados desta pesquisa são recomendações estratégicas para criar uma nova narrativa sobre o sistema de justiça criminal. Esta nova narrativa destaca tanto os problemas quanto as soluções necessárias para reformar o sistema e contribuir para um país mais igual, seguro e justo.

O Conselho Consultivo

Neste projeto contou com a participação de um Conselho Consultivo que o assistiu durante todas as fases da pesquisa. O Conselho é composto de indivíduos de oito organizações que trabalham no setor de reforma do sistema de justiça criminal e que estão avançando comunicações estratégicas em seus respectivos trabalhos. O conhecimento e experiência especializada destas pessoas foi essencial na elaboração da pesquisa e contribuiu para o sucesso do projeto. Estamos falando de organizações cuja participação será fundamental para criar uma nova forma de falar sobre crime, justiça, e segurança no país.